O ensino e aprendizagem da matemática em escolas públicas de Palmas – Tocantins, 2020 - 2022

Autores

Palavras-chave:

Regência, Educação, Interdisciplinaridade, Tecnologia

Resumo

Em meio a situação de pandemia causados pela COVID-19, as instituições de ensino passaram por situações de ajustes devido à nova rotina de isolamento social causados pelos problemas de saúde pública. Uma das grandes preocupações era com a educação, mas também com a saúde e vida dos envolvidos nesse processo. Medidas preventivas eram necessárias para preservação da vida, sem deixar de lado a educação dos envolvidos. Então ocorreu uma mobilização dos professores e pais por meio da utilização das tecnologias para o desenvolvimento de conteúdos educacionais, nos quais as aulas eram ministradas de forma Síncrona e Assíncrona, via meet, por vezes gravadas e eram compartilhadas em plataformas como Google Classroom e outros meios como grupos de aplicativos de Whatssap. Para os alunos que não possuíam acesso à “internet”, eram disponibilizados material impresso. Através do Programa Residência Pedagógica promovido pelo Instituto Federal do Tocantins em parceria com a CAPES e o Colégio Militar Unidade I e II de Palmas - TO, ensino fundamental, e ensino médio, foi possível realizar acompanhamento das demandas educacionais dos professores, alunos e familiares em meio à crise ocasionados devido à pandemia. Neste período, também foram realizadas aulas de reforço de matemática em Escola Municipal Anne Frank para turmas de 9º Ano para ajudar os alunos nos conteúdos escolares. Através dos estudos, esse projeto traz relatos de experiências no período de (2020 - 2022) e as formas de enfrentamento utilizadas por algumas escolas para atenuar essa lacuna deixada na educação.

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Biografia do Autor

Janeth Aquino Fonseca Brito, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Possui Graduação em Engenharia de Alimentos, pela Universidade do Estado do Tocantins (UNITINS). Especialista em Controle de Qualidade em Alimentos, pelaUniversidade Federal de Lavras (UFLA). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licencianda em Matemática, pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Especializando em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais(IFSUDESTEMG).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7904600509090326

https://orcid.org/0000-0001-5054-3909

 

Jamerson Montenegro Lima, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Possui Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2014).e graduação em ENGENHARIA CIVIL pelaUniversidade Federal de Campina Grande (1996). Atua como professor de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO /Campus Palmas) , onde leciona no Curso de Licenciatura em Matemática (desde 2009 ) e no Ensino Médio Integrado ( desde 2007 ) e como professor deMatemática no pré-vestibular - SESC/TO ( desde 2005 ).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9517576595483941

https://orcid.org/0009-0002-2443-6397

Referências

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

BRITO, J. A. F.; … LIMA, J. M.; O ensino e aprendizagem da matemática em escolas públicas de Palmas – Tocantins, 2020 - 2022. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 15, n. 01, 252-263, 6 jun. 2023. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/319. Acesso em: 22 dez. 2024.