Gestão escolar, saúde mental e ensino remoto: pesquisa com professores da rede pública na cidade de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Gestão, Escolas Públicas, Covid-19, Saúde Mental, Ensino Remoto

Resumo

Com o início da pandemia, a gestão escolar descobriu um novo problema a ser enfrentado: a readequação do sistema de ensino para que os estudantes não fossem prejudicados com o distanciamento social, adotando-se então o Ensino Remoto. Levando esse ponto em consideração, esse estudo buscou averiguar a saúde mental dos professores que atuam entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e as dificuldades encontradas ao atuar no ambiente virtual. A pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico e análise dos dados obtidos em pesquisa de campo, realizada a partir de um questionário anônimo aplicado em 7 escolas da cidade de São Paulo, resultando na amostra de 45 voluntários e uma conversa com um dos diretores. Analisando os resultados, observou-se o impacto negativo nos professores, seja pelas baixas expectativas pelo ensino remoto, a falta de experiência com os recursos dessa modalidade ou pela indisponibilidade de tecnologia adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABELLA, A. O que mudou na aposentadoria dos professores em 2021? Previdenciarista. 2021. Disponível em: https://previdenciarista.com/blog/o-que-mudou-na-aposentadoria-dos-professores-em-2022/. Acesso em: 29 jan. 2022.

ALVARENGA, R; et al. Percepção da Qualidade de vida de professores das redes públicas e privadas frente a à pandemia do Covi-19. Revista CPAQV. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344884504_ARTIGO_ORIGINAL_PERCEPCAO_DA_QUALIDADE_DE_VIDA_DE_PROFESSORES_DAS_REDES_PUBLICAS_E_PRIVADAS_FRENTE_A_PANDEMIA_DO_COVID-19. Acesso em: 24 mar. 2021.

AM. Horas atividades e jornada de trabalho dos professores. Advocacia Moreno. 2020. Disponível em: http://advocaciamoreno.com.br/horas-atividades-e-jornada-de-trabalho-dos-professores. Acesso em: 11 abr. 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 11 abr. 2021.

CRUZ, L. da S; et al. Gestão Escolar: Dificuldades e desafios no oferecimento do ensino remoto em tempos de pandemia. VII Congresso Nacional de Educação. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6213_01092020174753.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

DAU, G. O que é Ensino Remoto e o seu papel fundamental em 2021. Rede Jornal Contábil. 2021. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/o-que-e-ensino-remoto-e-o-seu-papel-fundamental-em-2021/. Acesso em: 05 jun. 2021.

GARCIA, G. F. B. Jornada de Trabalho do professor: Lei 13.415/2017. GENJurídico. 2017. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2017/03/07/jornada-de-trabalho-do-professor-lei-13-4152017/. Acesso em: 20 jul. 2021.

GONDIM, S. M. G.; HIRSCHLE, A. L. T. Estresse e Bem-estar no Trabalho: Uma Revisão de Literatura. Scielo Saúde Pública. 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25n7/2721-2736/. Acesso em: 15 jan. 2022.

GRANATO, L; Burnout vira doença do trabalho em 2022: O que muda agora? Revista Exame. 2021. Disponível em: https://exame.com/carreira/burnout-vira-doenca-do-trabalho-em-2022-o-que-muda-agora/. Acesso em 13 jan. 2022.

MELEIRO, A. Estresse: Entrevista com o Dr. Drauzio Varella. Jornal UOL. 2012. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/estresse-entrevista/. Acesso em: 18 jul. 2021.

MEYER, C. G; VELAVAN, T. P. The covid-19 epidemic. Trop Med Int Health. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7169770/. Acesso em: 1 abr. 2021.

MIRANDA, M. G; NARDUCHI, F; PEREIRA, A. de J. Biopolítica e Educação: Os impactos da pandemia do Covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus. 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/554/299. Acesso em: 8 mar. 2021.

PINHO, A; SALDAÑA, P. SP libera ead no ensino fundamental e médio durante quarentena. Jornal Folha de São Paulo. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/sp-libera-ead-no-ensino-fundamental-e-medio-durante-quarentena.shtml. Acesso em: 16 mai. 2021.

VEREA, L. apud AYRES, N. Tempo de lazer é importante para reduzir o estresse. Minha Vida. 2016. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/16477-tempo-de-lazer-e-importante-para-reduzir-o-estresse#:~:text=Descansar%20tamb%C3%A9m%20%C3%A9%20preciso.&text=%22Horas%20de%20sono%20e%20de,e%20em%20Medicina%20do%20Trabalho. Acesso em: 15 dez. 2021.)

Publicado

2022-05-18

Como Citar

KAI, E.; SIGRIST, V. Gestão escolar, saúde mental e ensino remoto: pesquisa com professores da rede pública na cidade de São Paulo. Revista Processando o Saber, v. 14, n. 01, p. 198-215, 18 maio 2022.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial