Adaptações de plataformas digitais para ensino remoto

Pesquisa de percepção do Microsoft Teams na fatec Baixada Santista (SP)

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Microsoft Teams, Plataformas Digitais, Pandemia, COVID-19

Resumo

Devido à pandemia de COVID-19, o ensino remoto passou a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas ao redor do mundo, com isso veio a necessidade de adaptação a essa nova modalidade de aprendizagem e suas ferramentas. O objetivo neste artigo é refletir sobre algumas adaptações do ensino presencial para o remoto durante a pandemia e conhecer a percepção dos alunos da FATEC Baixada Santista (SP) em relação ao Microsoft Teams, recurso escolhido para a viabilização das aulas online nesse cenário. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada exploratória e qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e pesquisa de campo junto aos discentes regularmente matriculados na instituição, bem como uma análise funcional da plataforma para elencar as principais mudanças ocorridas desde seu lançamento. Observaram-se alguns fatores preponderantes nas opiniões coletadas: a falta de contato físico que dificulta a proximidade com os colegas e os educadores; a dificuldade de interação ao tirar dúvidas, falar com o professor ou apresentar trabalhos em grupo; a facilitação do acesso aos materiais usados nas aulas; as boas condições de aprendizagem em ambiente virtual; e a predileção pelo ensino presencial. Conclui-se que o ensino remoto é percebido como vantajoso em certos aspectos pedagógicos, porquanto é um entrave à socialização, especialmente para o público masculino e abaixo dos 25 anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020. Disponível em: Acesso em: 26/11/2021.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: edição 100, seção 1, p. 3, 26 mai. 2017. Disponível em: Acesso em: 26/11/2021.

CENTRO Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Orientações didático-pedagógicas. Guia para aulas online nas Fatecs. Versão 1.0 16/04/2020.

Disponível em: Acesso em: 26/11/2021.

DUONG, Tam Ly Nhat; NGUYEN, Nhi Huyen Uyen. The Challenges of E-Learning Through Microsoft Teams for EFL Students at Van Lang University in COVID-19. AsiaCALL Online Journal, v. 12, n. 4, p. 18-29, 2021. Disponível em: <https://asiacall.info/acoj/index.php/journal/article/view/60> Acesso em: 26/11/2021.

FALCONE, John. Microsoft Teams: 7 Things You Need to Know. CNET. 02 nov. 2016.

Disponível em: <https://www.cnet.com/tech/services-and-software/microsoft-teams-7-things-you-need-to-know/> Acesso em: 26/11/2021.

HODGES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020.

Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning> Acesso em: 26/11/2021.

KOENIGSBAUER, Kirk. Microsoft Teams Rolls Out to Office 365 Customers Worldwide. Microsoft Office Team. 14 mar. 2017. Disponível em: Acesso em: 26/11/2021.

______________ . New to Office 365 in June – Classroom Experiences in Microsoft Teams and More. Microsoft Office Team. 23 jun. 2017.

Disponível em: Acesso em: 26/11/2021.

MICROSOFT. Início rápido - Administradores do Microsoft Teams for Education. Documentação de administração do Microsoft Teams.

Disponível em: < https://docs.microsoft.com/pt-br/MicrosoftTeams/> Acesso em: 26/11/2021.

___________. Use as legendas dinâmicas em uma reunião do Teams. Suporte do Office. Disponível em: Acesso em: 14/12/2021.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino Remoto ou Ensino a Distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, Recife, v. 37, n. 1/2, p. 58-70, dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/249044> Acesso em: 26/11/2021.

ROJABI, Ahmad Ridho. Exploring EFL Students’ Perception Of Online Learning Via Microsoft Teams: University Level in Indonesia. English Language Teaching Educational Journal, v. 3, n. 2, p. 163-173, 2020. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1268365.pdf> Acesso em: 26/11/2021.

SCHILBACH, Abby. 25+ Updates for Microsoft Teams for Education for Back to School. Microsoft Education Blog. 30 jul. 2020. Disponível em: <https://techcommunity.microsoft.com/t5/education-blog/25-updates-for-microsoft-teams-for-education-for-back-to-school/ba-p/1554445> Acesso em: 26/11/2021.

WEA, Kristina Nathalia & KUKI, Agustina Dua. Students’ Perception of Using Microsoft Teams Application in Online Learning During The COVID-19 Pandemic. International Conference on Science Education and Technology (ICOSETH) 2020. Disponível em: <https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1842/1/012016/pdf> Acesso em: 26/11/2021.

Publicado

2022-05-18

Como Citar

BEZERRA, A. S.; ROCHA, L. DE M.; SIGRIST, V. C. Adaptações de plataformas digitais para ensino remoto: Pesquisa de percepção do Microsoft Teams na fatec Baixada Santista (SP). Revista Processando o Saber, v. 14, n. 01, p. 133-149, 18 maio 2022.