PUBLICADA NOVA EDIÇÃO 2021 - V. 13

2021-06-14

Este foi um ano marcante para a Revista Processando o Saber. Começamos a reproduzir o fluxo editorial inteiramente por meio da plataforma OJS (Open Journal Systems) e podemos dizer que foi um sucesso.

Além desta inovação, começamos a colher os resultados na divulgação da modalidade artigo acadêmico como trabalho de conclusão de curso (TCC). A campanha ofereceu um cronograma para produção do artigo como TCC e foi divulgada inicialmente na Fatec Praia Grande, mas também atingiu outras instituições de ensino, o que é excelente para uma revista acadêmica. Por conta da divulgação ocorrida, obtivemos um aumento do número de submissões, fato que deixou todos da equipe bastante atarefados e com o sentimento de grande satisfação com o resultado obtido.

Inúmeros ajustes foram realizados no sistema utilizado pela revista, inclusive, durante sua utilização, o que aumentou o desafio em cumprir o cronograma da revista. Porém, a plataforma cumpriu o seu papel e automatizou os processos envolvidos na produção da revista de maneira dinâmica, transparente e eficaz.

Em nome da Revista Processando o Saber, agradeço ao Conselho Consultivo formado pelos avaliadores deste volume, pois, sem a contribuição voluntária destes especialistas, não conseguiríamos aprimorar a qualidade do material publicado.

Agradecemos a participação da Prof.ª Tatiana Schmitz de Almeida Lopes pela orientação jurídica relacionada às licenças adotadas pela revista; do Prof.º Leonardo Villani pela instalação e configuração inicial do sistema OJS no servidor; do Prof.º Nelson Nascimento Junior pelas orientações voltadas à usabilidade do sistema; dos professores Alessandro Padim e Jônatas Cerqueira Dias por toda disponibilidade e parceria durante a campanha de divulgação da revista; do Prof.º Eder Carlos Salazar Sotto pela assessoria oferecida ao compartilhar conosco sua grande experiência com a plataforma.

Agradecemos aos professores-coordenadores da Fatec Praia Grande que nos ajudaram na campanha e na divulgação da revista entre os estudantes dos cursos que coordenam. Nossos agradecimentos aos professores das disciplinas de Trabalho de Graduação e Metodologia Científica: Allan Degásperi, Edmílson de Eirós Oliveira, Marcelo Pereira de Andrade, Adélia da Silva Saraiva, Eliana Josefa da Silva, Frederico Moreira Carbonari, Liliam Sakamoto, Deise Maria Biazon, Janara Camargo Matos e Viviam Ester de Souza, pela colaboração ao divulgar a modalidade artigo acadêmico em suas aulas.

Agradecemos a Prof.ª Elaine Therezinha Assirati, editora da renomada revista acadêmica Interface Tecnológica, por todo apoio, parceria, colaboração e que com sua característica simplicidade, não colocou restrições em nos oferecer toda sua experiência e disponibilidade. Graças a esta colaboração, possibilitou-se o enorme passo em direção a um periódico de maior qualidade.

Um agradecimento especial aos autores que submeteram os artigos, pois sem eles a revista não teria significado, afinal ela vem sendo construída e aprimorada no intuito de divulgar o trabalho de pesquisa de forma ampla, mas com qualidade.

Finalmente, agradecemos a todas as pessoas que acreditaram na proposta da nova fase da Revista Processando o Saber, quando aceitaram colaborar, oferecendo sua experiência e disponibilidade, graças a todos vocês recebemos agora, juntos, os resultados do trabalho, parabéns a todos os envolvidos.


Fábio Pessoa de Sá
Editor