Uso das redes sociais para a eficácia do networking: a árvore do conhecimento de pierre lévy

Autores

  • Esmeralda Aparecida Oliveira Faculdade de Tecnologia de São Paulo
  • Jéssica Jane Cardoso Ferreira Silva Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Palavras-chave:

Networking, Marketing Pessoal, Redes Sociais, Árvore do Conhecimento

Resumo

O presente trabalho buscou verificar como a ferramenta de marketing pessoal, o networking, atrelada às redes sociais, contribui para a construção de relacionamentos profissionais/ pessoais e como se deve utilizá-la para obtenção do sucesso profissional. Nesse sentido, com a crescente competição no mercado de trabalho, as empresas têm buscado cada vez mais profissionais que se diferenciam em determinada competência. Diferenciar-se é a palavra chave no processo de criação de uma marca, segundo a teoria do marketing pessoal. A conclusão a que se chegou é de que o networking – presencial e/ou online, quando utilizado de forma adequada, ajuda a “abrir portas”, aumenta o leque de oportunidades, fortalece a imagem do profissional junto aos públicos de interesse, auxilia na criação de vínculos duradores e eficazes, tudo isso associado a uma postura ética, de respeito às pessoas e às regras sociais vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, Alexandre. Uma análise da utilização das redes sociais em ambientes corporativos. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado) – Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2009.

BORSANELLI, Rafael. A Inteligência Coletiva e a Árvores do Conhecimento. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/nucleos/cibernetica/Textos/Ensaio%202.pdf>. 2004. Acesso em: 22/10/2013.

DARLING, Diane. Networking: Desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed., ver. e atual. Curitiba: Positivo, 2004. 2120 p.1.

FERREIRA, Marcia. A importância das redes sociais e do gerenciamento de carreira para a inserção no mercado de trabalho. Belo Horizonte: v.7, n.2, p.21-28, jul/dez. 2006.

TOMAÉL, M.; ALACARÁ, A.; DI CHIARA, I. Das redes sociais à inovação. Brasília, v.34, n.2, p.93-104, maio/ago. 2005.

TOMAÉL, M.; ALACARÁ, A.; DI CHIARA, I. Manual de orientações para atuação em redes sociais. Governo Eletrônico, Secom. Maio/2005. 73 p.

GOMES, T.; SCHERER, L.; LOBLER, M. Uso das Redes Sociais virtuais no processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal: Uma análise da perspectiva de profissionais de Recursos Humanos, SIMPOI, 15., 2012, Anais.

KOTLER, Philip; Armstrong, Gary. Princípios de marketing. 12ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1986.

LANZARIN, Lovenir; ROSA, Marisa. Marketing pessoal: Uma poderosa ferramenta para ser um Professional de sucesso. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXII, n 000012, 09/05/2013. Disponível em:

<http://semanaacademica.org.br/marketing-pessoal-uma-poderosa-ferramenta-para-ser-um-profissional-de-sucesso> Acesso em: 27/08/2013.

LÉVY, Pierre & AUTHIER, Michel. As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995.

MINARELLI, José Augusto. Networking: como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira. São Paulo: Gente, 2001.

MINARELLI, José Augusto. Superdicas de Networking para sua vida pessoal e profissional. São Paulo: Saraiva, 2010.

OLIVEIRA, Natanael. A história das redes sociais. Disponível em: <http://www.natanaeloliveira.com.br/a-historia-das-redes-sociais/> Acesso em: 10/09/2013.

PERSONA, Mario. Marketing Pessoal – Carreira & Sucesso – Grupo Catho. Disponível em: . Acessado em: 16/08/2013.

PERSONA, Mario. Marketing Pessoal. Disponível em: . Acessado em: 19/08/2013.

RAMALHO, Rogério Jussier. Você é a sua melhor marca: como o marketing pessoal pode fazer a diferença na sua vida. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Zaninelli, Denise. Networking, Um instrumento de Marketing Pessoal. In: Congresso Brasileiro de Secretariado (CONSEC), 16. , 2008, Brasília.

Publicado

2015-10-01

Como Citar

OLIVEIRA, E. A.; SILVA, J. J. C. F. Uso das redes sociais para a eficácia do networking: a árvore do conhecimento de pierre lévy. Revista Processando o Saber, v. 7, p. 31-47, 1 out. 2015.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial