O liderar de um líder: estudo de caso de uma farmácia de manipulação, São Sebastião – sp

Autores

  • Marlette Cássia Oliveira Ferreira Faculdade de Tecnologia de São Sebastião
  • Karina Cristiane Moraes Faculdade de Tecnologia de São Sebastião
  • Janaina de Abreu Gaspar Faculdade de Tecnologia de São Sebastião

Palavras-chave:

Modelo de liderança, Características do líder, Equipe

Resumo

Este trabalho tem como tema a percepção da equipe ao analisar as características e o modelo de liderança exercido pelo líder. O objetivo é analisar o modelo de liderança exercido pelo líder, assim como as características percebidas pela equipe de trabalho em que atua. As metodologias empregadas são: a pesquisa bibliográfica e o estudo descritivo em conjunto com o estudo de caso, realizados através da pesquisa qualitativa e quantitativa. A coleta de dados efetivou-se por meio de dois tipos de questionários com perguntas abertas e fechadas, de entrevista com a proprietária e de observação participante na empresa Energética Farmácia de Manipulação, localizada em São Sebastião. O resultado da pesquisa demonstrou, através das características das líderes e percepção da equipe, que o modelo de liderança exercido por elas é a liderança democrática, na qual as líderes participam das atividades desenvolvidas pela equipe e têm uma relação de troca de ideias para chegar a uma decisão. As líderes devem aprimorar seus conhecimentos constantemente, para exercer o poder de talento e obter a capacidade de transformação para moldar a equipe. As organizações devem ter um líder eficaz, pois para obter resultados positivos é necessário que o líder influencie a equipe para alcançar o sucesso empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. 14. Reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

COELHO, Marcio. A essência da administração: conceitos introdutórios. São Paulo: Saraiva, 2008.

KRAMES, Jeffrey A. Jack Welch. de A a Z: mais de 250 termos, conceitos, estratégias e iniciativas do executivo do século. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

NOVO, D. V.; CHERNICHARO, E. A. M.; BARRADAS, M. S. S. Liderança de equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

PASCHOAL, Luiz. Gestão de pessoas nas micros, pequenas e médias empresas para empresários e dirigentes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

PINHO, J. B. Comunicação nas organizações. Viçosa: UFV, 2006.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SLATER, Robert. Liderança de alto impacto. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Publicado

2016-10-01

Como Citar

FERREIRA, M. C. O.; MORAES, K. C.; … GASPAR, J. de A.; O liderar de um líder: estudo de caso de uma farmácia de manipulação, São Sebastião – sp. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 8, 100-119, 1 out. 2016. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/71. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial