A produção audiovisual como objeto de ensino e aprendizagem para as ciências humanas

experiências em trilhas de aprofundamento do novo ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Trilhas de Aprofundamento, Produção Audiovisual, Cinema

Resumo

Este artigo objetiva teorizar a trajetória desenvolvida no projeto “A Escola Faz Cinema” consoante à Trilha de Aprofundamento, demonstrando como a produção audiovisual se coloca como um considerável recurso para a produção de conhecimento de modo coletivo e dialógico, com base nas experiências vivenciadas pelos autores deste texto. Assim, este trabalho parte da metodologia de relato de experiências com aportes na teoria da pesquisa cartográfica de Deleuze e Guattari. Os relatos que compõem este trabalho possuem origem nos percursos formativos construídos na Trilha de Aprofundamento Integrada “Linguagens Tecnológicas para as Sociedades em Rede” em duas turmas de segundo ano de ensino médio de uma escola estadual do município de Xanxerê, no ano de 2022. Pretende-se a partir deste relato lançar reflexões acerca das possibilidades, se hão, de produzir momentos de aprendizagens significativas dentro da estrutura curricular proposta pela reforma que implanta o novo ensino médio. Será, também, a partir dessas reflexões que se pensará sobre de que maneira o audiovisual pode contribuir enquanto produtora de conhecimento e construção imagética de saberes.

PALAVRAS-CHAVE: Novo Ensino Médio. Trilhas de Aprofundamento. Produção Audiovisual. Cinema.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

FILHO, M. A. H.; SOCHA , M. F.; WELCHEN, D.; … CERETTA, E. C. M.; A produção audiovisual como objeto de ensino e aprendizagem para as ciências humanas: experiências em trilhas de aprofundamento do novo ensino médio. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 15, n. 01, 218-232, 6 jun. 2023. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/316. Acesso em: 22 dez. 2024.