A inteligência emocional como fator produtivo e motivacional no setor público

um estudo exploratório

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Setor Público, Competência Emocional

Resumo

O setor público representa uma área essencial para o pleno desenvolvimento e atendimento das necessidades da sociedade, mas apresenta desafios relacionados à qualidade de vida dos profissionais que nele atuam, o que se relaciona com suas competências emocionais para o exercício de suas tarefas. Dada esta conjuntura, o objetivo deste estudo é abordar a relevância dos benefícios que a inteligência emocional pode propiciar ao ambiente organizacional, bem como apurar e analisar o nível da competência emocional dos profissionais que atuam no setor público e os impactos que podem ser gerados na sua produtividade. Para uma análise mais ampla, de teor quali-quantitativo, a pesquisa desenvolveu-se por meio dos métodos bibliográfico, exploratório e de campo, com a aplicação de um questionário composto por 12 questões associadas aos aspectos da inteligência emocional no contexto organizacional para profissionais que exercem atividades na esfera pública. Com base nos resultados obtidos, pôde-se evidenciar os pontos fortes e características a serem desenvolvidas do público analisado perante a realidade sobre suas capacidades implícitas à inteligência emocional.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

SANTANA, A.; SOUZA, A. M.; DAVID, S. A inteligência emocional como fator produtivo e motivacional no setor público: um estudo exploratório. Revista Processando o Saber, v. 15, n. 01, p. 164-178, 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial