O uso de softwares educativos na aprendizagem de lógica de programação para crianças do ensino fundamental I

Autores

Palavras-chave:

Lógica de Programação, Educação, Crianças, Tecnologia

Resumo

É evidente que com a ascensão da tecnologia, torna-se cada vez maior a frequência de seu uso nos mais variados ambientes. No âmbito educacional, nota-se o crescimento deste cenário de integração tecnológica, inclusive com sua utilização voltada à obtenção de conhecimentos através de jogos educacionais ou plataformas digitais. Estes dois fatores, em conjunto, resultam no aumento de iniciativas para o aprendizado da Tecnologia da Informação (TI) e consequentemente o ensino de algoritmos e lógica de programação, uma vez que trata-se da base para muitos conhecimentos em TI. O estudo apresentado tem foco em demonstrar como a lógica de programação pode ser uma importante ferramenta de aprendizado para crianças através dos principais softwares educativos e ferramentas para esta finalidade, iniciando com uma pesquisa bibliográfica tendo base em pesquisadores da educação e desenvolvimento do pensamento das crianças. Ademais, o artigo aborda propostas de inserção do Pensamento Computacional na educação, evidenciando também os resultados de um estudo de caso através de uma aula experimental com 17 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I. Por meio de uma análise descritiva dos resultados obtidos, foi possível avaliar o entendimento das crianças sobre os conceitos ensinados a partir do ponto de vista das mesmas, como também observar o desempenho satisfatório em unanimidade ao utilizarem ferramentas elucidadas no estudo, uma vez que todas concluíram as atividades propostas.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

MORENO, I. D.; … ROMANO, S. M. V.; O uso de softwares educativos na aprendizagem de lógica de programação para crianças do ensino fundamental I. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 14, n. 01, 162-180, 18 maio 2022. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/253. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas