As novas tecnologias e suas implicações na superação das dificuldades de aprendizagem

um enfoque à informática como recurso pedagógico

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Informática, Educação

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi relatar os benefícios das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem, enfatizando como a informática pode ser usada de maneira benéfica no processo ora citado. Pois, a busca e aquisição pelo aprendizado se fazem constante e necessariamente importante para o processo educacional. Além disso, o avanço tecnológico faz com que as escolas se enquadrem nesse novo perfil da educação e, desta maneira o uso dos recursos tecnológico, em especial, da informática nos dias atuais, se faz necessário em todas as áreas do conhecimento, sendo que, a grande maioria das escolas em qualquer nível de ensino já possui laboratório de informática. Concluímos que a Informática estimula o desenvolvimento cognitivo, aprimora e potencializa a apropriação de ideias, de conhecimentos, de habilidades e de informações que influenciam na formação de identidade, de concepção da realidade e do mundo no qual pode se ver.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, S. F. As novas tecnologias e as mudanças nos padrões de percepção da realidade. In: SILVA, T. E. A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. O estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; SILVA, Márcia Ângela da (Org.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 17-42.

BARTHOLOMEU, Daniel; SISTO, Fermino Fernandes; MARIN RUEDA, Fabian Javier. Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 11, n. 1, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-737220060001iso>. Acesso em: 18 Set. 2013.

CARRADONE, Maria.; BRACARENSE, João Candido.; SOUZA, Cleusa Aparecida Didomenico do Nascimento. Utilização da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de matemática: um estudo sobre geometria plana e espacial. 2008. Disponível em http://projetos.unioeste.br/cursos/cascavel/matematica/xxisam/PDFs/12.pdf>. Acesso em: 20 Set.2013.

CODY, Frank.; SIQUEIRA, Silvia. Escola e Comunidade: uma parceira necessária. 1 ed. São Paulo: Íbis, 1997.

ESTABEL. Lizandra Brasil; MORO. Eliane Lourdes da Silva; SANTAROSA. Lucila Maria Costi. A inclusão social e digital de pessoas com limitação visual e o uso das tecnologias de informação e de comunicação na produção de páginas para a Internet. 2006. em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000100010

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GOMES, Jomara Brandini.; CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas. A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica. Rev Latino-am Enfermagem 2002 setembro-outubro; v.10, n.5, p.696-703. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v10n5/v10n5a11.pdf>. Acesso em: 25 Ago.2013.

GOMES, Jomara Brandini.; CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas. A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica. Rev Latino-am Enfermagem 2002 setembro-outubro; 10(5):696-703. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v10n5/v10n5a11.pdf. Acesso em 10 Ago.2010>. Acesso em: 14 Set.2013.

LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida sexual na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MASETTO, Marcos T. Medicação Pedagógica e o Uso da Tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 6 ed. Campinas: Papirus, 2000.

___________. Inovação na Educação Superior. Inteface. v.8, n.14, 2004.

MARQUES, Adriana Cavalcanti.; CAETANO, Josineide da Silva. Utilização da Informática na Sala de Aula. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002, p.131-138.

MARTIN, Alfonso Gutiérrez. Educação e Novas Tecnologias. 2008. Disponível em http://www.fe.unb.br/catedra/bibliovirtual/ead/educacao_e_novas_tecnologias.htm>. Acesso em: 04 Out.2013.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MARQUES, Adriana Cavalcanti.; CAETANO, Josineide da Silva. Utilização da Informática na Sala de Aula. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002, p.131-138.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa. 9 ed. São Paulo: Papirus, 2005.

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. Progestão: como articular a função sócia da escola com as especificidades e as demandas da comunidade. Brasileira: Consed, 2001.

ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil (1930-1973). 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

ROSA, Solange. A escola pública em debate: redefinindo sua Função Social. Fortaleza: Governo do Estado de Fortaleza, 1991.

SANTOS, Jorge Lavouras dos. A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem: um ponto de encontro. 2006, 268 p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Universidade do Minho, Disponível em < https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6325/2/A%20Escrita%20e%20as%20TIC%20em%20Crian%C3%A7as%20com%20Dificuldades%20de%20Aprendiza.pdf>. Acesso em 23 Set. 2013.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 30 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1995. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

SCHEINVAR, Estela. Infância, Escola e Direito. 2001. Disponível em http://www.abmp.org.br/textos/464.htm>. Acesso em: 10 Set.2013.

SOUZA, Isabel Maria Amorim de; SOUZA, Luciana Virgília Amorim de. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Itabaiana: GEPIADDE, Ano 4, Volume 8 | jul-dez de 2010. Disponível em < http://200.17.141.110/periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_8/FORUM_V8_08.pdf>. Acesso em: 21 Set.2013.

STEFANINI, M.C.B; CRUZ, S.A.B. Dificuldades de aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ªa 4ª séries do ensino fundamental. Educação. v.1, n.58, p.85-105, 2006.

Publicado

2021-06-09

Como Citar

SANTOS, D. M. A. de A. P. dos; As novas tecnologias e suas implicações na superação das dificuldades de aprendizagem: um enfoque à informática como recurso pedagógico. Revista Processando o Saber, São Paulo, Brasil, v. 13, 44-59, 9 jun. 2021. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/150. Acesso em: 22 nov. 2024.