Contexto, motivação, participação e resultados em cooperativas: a descoberta do papel da mulher em uma cooperativa do litoral norte de São Paulo
Keywords:
Cooperativismo, Papel da mulher, PrincípiosAbstract
O presente artigo destaca as descobertas alcançadas através de um projeto da Fatec de São Sebastião sobre o cooperativismo da região. Tem por objetivo conhecer organizações cujas características e motivações se diferenciam das empresas que seguem a lógica do capital, entretanto, participam do mercado capitalista e verificar os avanços e limites, compreender o contexto em que foi formada, as motivações dos cooperados e os resultados econômicos e sociais. Os dados foram obtidos através de um grupo de pesquisa realizado na Fatec de São Sebastião que aplicou um roteiro de entrevista em cooperativas da região. Verificou-se o histórico das associações, a organização e gestão dos cooperados. Descobriu-se, então, o papel da mulher em uma das cooperativas e este artigo propõe essa discussão. Os dados mostram que uma gestão organizada e transparente, supre os elos da cadeia produtiva, mas precisa de trabalho conjunto e profissionalismo. A mulher tem seu papel na sociedade e também na cooperativa. Políticas de gênero é um tema atual e merece destaque em pesquisas futuras. A cooperativa analisada é da cidade de São Sebastião e atende famílias não só das proximidades, como também de cidades vizinhas.
Downloads
References
AGOSTINHO, Márcia Cristina Esteves. Organizações - “administração complexa”: revendo as bases científicas da administração. RAE- eletrônica - vol. 2 · nº 1 · jan-jun/2003. Disponível em: www.rae.com.br/eletrônica. Acesso em: 26 de maio de 2011.
BENATO, João Vitorino Azolin. O ABC do cooperativismo. 7. ed. São Paulo: OCESP, 2003.
BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cooperativismo de gênero. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. Brasília: Mapa/ACS, 2009.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Gênero, cooperativismo e associativismo: coopergênero, integrando a família cooperativista. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. Brasília: Mapa/ACS, 2012.
COSTA, Antonio Carlos Gomes. Por uma cultura de cooperação: capital social e mobilização empresarial de base. Brasília: SEBRAE, 2002.
CRÚZIO, Helnon de Oliveira. Como organizar e administrar uma cooperativa. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
GAWLAK, Albino; RATZKE, Fabiane. Cooperativismo: primeiras lições. 4. ed. rev. atual. Brasília: SESCOOP, 2010.
GUÉRIN, Isabelle. Sociologia econômica e relações de gênero. In: SÃO PAULO, Prefeitura Municipal Coordenadoria Especial da Mulher. Trabalho e cidadania ativa para as mulheres: desafios para as Políticas Públicas. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2003. Disponível em: www.sof.org.br. Acesso em: 31 de agosto de 2011.
HIRATA, Helena. Globalização e Divisão Sexual do Trabalho. In: Cadernos Pagu (17/18), Núcleo de Estudos de Gênero, Unicamp, 2001/02. Disponível em: www.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a06.pdf. Acesso em: 01 de setembro de 2011.
HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos. O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
HOLYOAKE, George Jacob. Os 28 tecelões de Rochdale. Tradução Archimedes Taborda. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1933.
LISBOA, Armando de Melo. Economia Solidária e autogestão: imprecisões e limites. RAE, Pensata. Jul/set, 2005.
MACHADO, S. M. C. F.. Gestão de cooperativas: um estudo de caso. Dissertação Mestrado Profissional Multidisciplinar em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2006. Disponível em: http://www.unifisio.org.br. Acesso em 25 de maio de 2011.
MELO, Alberto. A ação local dos cidadãos como forma de resistência à nova onda de colonização global: o caso da Associação In Loco no Sul de Portugal. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Disponível em: www.ocb.org.br. Acesso em: 26 de maio de 2011.
OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Apresentação Institucional: Sistema Cooperativista, 2011. Disponível em: www.brasilcooperativo.coop.br. Acesso em: 31 de agosto de 2011.
OCESP - Organização das cooperativas do estado de São Paulo. Disponível em: http://www.ocesp.org.br. Acesso em: 25 de maio de 2011.
PAIS, Machado. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
SANTOS, S. Boaventura; RODRÍGEZ, César. Introdução: para ampliar o cânone da produção. In: SANTOS, S. B. (org). Produzir para Viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
SCHNEIDER, José Odelso. Democracia, participação e autonomia cooperativa. 2. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
SCHWENGBER, ÂNGELA M. Economia solidária: de estratégia de resistência a estratégia de desenvolvimento. In: SÃO PAULO, Prefeitura Municipal Coordenadoria Especial da Mulher. Trabalho e cidadania ativa para as mulheres: desafios para as Políticas Públicas. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2003. Disponível em: www.sof.org.br. Acesso em: 31 de agosto de 2011.
SOUZA, Margarete Pereira. Comitê de cooperativo de gênero do estado do rio grande do norte: uma experiência, muitos desafios. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero, 9., 2010, Florianópolis, SC. Anais Eletrônicos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/. Acesso em: 01 de setembro de 2011.
SOUZA, Maria Carolina de Azevedo F.; SUZIGAN, Wilson. Inserção competitiva das empresas de pequeno porte. Campinas: MICT/FECAMP, 1998.
ZYLBERSZTAJN, Décio. Organização de cooperativas: desafios e tendências. Revista de Administração, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 23-32, jul./set. 1994. Disponível em: www.rausp.usp.br/download.asp?file=2903023.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2011.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Published
How to Cite
Issue
Section
Copyright (c) 2015 Revista Processando o Saber
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.