Letramento científico e literacia no ensino da física para a inclusão tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Sociedade, Ensino, Tecnologia, Digitalização

Resumo

Diversas pesquisas relacionadas com o Ensino das Ciências buscam investigar o papel da Educação Científica na formação de sujeitos capazes de compreender e utilizar, de forma satisfatória as principais tecnologias digitais de informação e comunicação, hoje imprescindíveis na sociedade informacional. Diante desta realidade, a inclusão destes sujeitos no mundo digital, reflete importantes prerrogativas educacionais abarcadas pela BNCC no tocante à instrumentalização digital na construção do conhecimento. Assim, considerando a importância do letramento científico e da literacia no processo de apropriação substantiva da Física na sociedade tecnológica, este artigo tem por objetivo refletir acerca deste fenômeno como elemento basilar na compreensão dos estudantes do Ensino Médio acerca das tecnologias empregadas nos setores de comunicação e informação, dado o impacto destes setores na vida cotidiana. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico de cunho narrativo, através dos principais repositórios acadêmicos de acesso livre, periódicos especializados, bancos de teses e dissertações, reunindo trabalhos publicados nas últimas duas décadas, permitindo analisar o impacto destas tecnologias de informação e comunicação na literacia e letramento científico destacando sua evolução ao longo do período analisado. Percebe-se que existe forte relação entre estes elementos e a utilização racional destas tecnologias e que a apropriação desses meios depende fortemente do domínio científico demonstrado pelo estudante.

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Biografia do Autor

Kleber Saldanha Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro deCiências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica naárea de mecânica industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física,matemática e tecnologia mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL),especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação peloInstituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em gestão estratégica da inovação e políticas deciência e tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo InstitutoFederal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física, mestre classe B, pertencente ao quadro permanenteda Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de GestorEducacional de Unidade de Ensino.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

SIQUEIRA, K. S.; Letramento científico e literacia no ensino da física para a inclusão tecnológica. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 15, n. 01, 113-128, 6 jun. 2023. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/299. Acesso em: 22 dez. 2024.