Letramento científico e literacia no ensino da física para a inclusão tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Sociedade, Ensino, Tecnologia, Digitalização

Resumo

Diversas pesquisas relacionadas com o Ensino das Ciências buscam investigar o papel da Educação Científica na formação de sujeitos capazes de compreender e utilizar, de forma satisfatória as principais tecnologias digitais de informação e comunicação, hoje imprescindíveis na sociedade informacional. Diante desta realidade, a inclusão destes sujeitos no mundo digital, reflete importantes prerrogativas educacionais abarcadas pela BNCC no tocante à instrumentalização digital na construção do conhecimento. Assim, considerando a importância do letramento científico e da literacia no processo de apropriação substantiva da Física na sociedade tecnológica, este artigo tem por objetivo refletir acerca deste fenômeno como elemento basilar na compreensão dos estudantes do Ensino Médio acerca das tecnologias empregadas nos setores de comunicação e informação, dado o impacto destes setores na vida cotidiana. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico de cunho narrativo, através dos principais repositórios acadêmicos de acesso livre, periódicos especializados, bancos de teses e dissertações, reunindo trabalhos publicados nas últimas duas décadas, permitindo analisar o impacto destas tecnologias de informação e comunicação na literacia e letramento científico destacando sua evolução ao longo do período analisado. Percebe-se que existe forte relação entre estes elementos e a utilização racional destas tecnologias e que a apropriação desses meios depende fortemente do domínio científico demonstrado pelo estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Saldanha Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro deCiências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica naárea de mecânica industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física,matemática e tecnologia mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL),especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação peloInstituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em gestão estratégica da inovação e políticas deciência e tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo InstitutoFederal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física, mestre classe B, pertencente ao quadro permanenteda Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de GestorEducacional de Unidade de Ensino.

Referências

ALMEIDA, C. R.; GUARDA, E. A.; ROCHA, S. M. Literacia científica: a importância da formação de competências para a popularização e percepção pública de CT&I, Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, v.10, n.1, p. 1-20, 2021. Disponível em:

https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4902. Acesso em: 28 jan. 2023.

ALONSO, L. B. N.; FERNEDA, E.; SANTANA, G. P. Inclusão digital e inclusão social: contribuições teóricas e metodológicas, Revista Barbarói. Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 32, p. 154-177, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782010000100010. Acesso em: 28 jan. 2023.

BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia científica, 3a Edição, São Paulo, Pearson, 2007.

BOYLESTAD, R. L. NASHELSKY, L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos, Ed. Pearson, São Paulo, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.

CATARINO, G. F. C.; QUEIROZ, G. R. P. C.; ARAÚJO, R. M. X. Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 307-322, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/n4SdXZHBHKP9b58GQrtrC4v/?lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2023.

COELHO, I. J. S.; CARVALHO, S. B. F.; FARIAS, G. M.; SILVA, P. J. D. Trabalhando o conceito de dispositivos semicondutores em eletrônica analógica através de uma estratégia de projeto para fontes reguladas. In: Anais XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia [Artigo publicado], Blumenau - SC, 2011. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/8/sessoestec/art1707.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.

FILHO, A. M. S. Conectividade e Informação: O mundo em suas mãos (3). Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 9, n. 98, p. 13-14, 2009. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7534. Acesso em: 29 jan. 2023.

FILHO, A. V. C. Sociedade e tecnologia digital: entre incluir ou ser incluída, Liinc em Revista, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 110-119, 2006. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/download/3103/2797/7215. Acesso em: 27 jan. 2023.

GALVÃO. T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração, Revista Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018. Acesso em: 27 jan. 2023.

GONÇALVES, I. A.; FILHO, L. M. F. Tecnologias e educação escolar: a escola pode ser contemporânea do seu tempo? Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 42, n. 19, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/9R9PBy6R5MnBYbxpJbVW78h/. Acesso em: 27 jan. 2023.

GANZERT, C. C.; MARTINELLI, D. P. Transferência de Conhecimento em Sistemas Regionais de Inovação: a Perspectiva do Caso do Vale do Silício Californiano, Revista Interações, Campo Grande, v. 10, n. 2, p. 149-158, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/zByg7HspzSrvRpJxMtGpB8z/?lang=pt. Acesso em: 29 jan. 2023.

GRAY, P. E. SEARLE, C. L. Princípio de Eletrônica, vol. 1, Ed. Livros Técnicos e Científicos S.A. Rio de Janeiro, 1977.

HEBERLÊ, A. Elementos sobre a relação entre ciência e sociedade, Revista Expressa Extensão. Pelotas, v. 21, n. 2, p. 66-84, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/download/10041/7050. Acesso em: 29 jan. 2023.

HOROWITZ, P. HILL, W. The Art Electronics, Ed. Cambridge Press, Boston, 1998.

JÚNIOR, C. N.; FUCIDJI, J. R.; GOMES, R. Trajetórias tecnológicas da indústria de telefonia móvel: um exame prospectivo de tecnologias emergentes, Revista, Economia e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 2 (51), p. 395-431, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecos/a/xLX4ZnNfTHbBTBJ9VqHLJmB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2023.

MORAIS, J.; KOLINSKY, R. Literacia científica: leitura e produção de textos científicos, Educar em Revista, Curitiba, v. 45, n. 62, p. 143-162, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48025/29852, Acesso em: 28 jan. 2023.

NIZ, C. A. F.; T. C. R. TEZANI, T. .; PERSICHETO, A. J. O. A. Alfabetização e letramento científico na base nacional comum curricular (BNCC): refletindo sobre os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Communitas, São Paulo, v. 4, n. 8, p. 250-263, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4401. Acesso em: 28 jan. 2023.

OLIVEIRA, J. M. N. R. Utilização da Tecnologia 5G nos Avanços das Redes Elétricas Inteligentes, 2022, 58f. Monografia (Graduação) - Graduação em Engenharia Elétrica - UNESP, Primavera- Rosana, 2022. Cap. 6. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/217010/oliveira_jmnr_tcc_rosa.pdf?seque nce=7&isAllowed=y. Acesso em: 29 jan. 2023.

PESSOA, F. N. Desafios da formação inicial docente para uso das TDIC na educação básica, Revista Regrad, Marília, v. 13, n. 3, p 31-47, 2020. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2996/930. Acesso em: 29 jan. 2023.

RIBEIRO, W. S. Semicondutores: um panorama geral com ênfase na purificação do silício, 2013, 44f. Monografia (Graduação) - Licenciatura em Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA, Ariquemes, 2013. Cap. 5. Disponível em: https://repositorio.faema.edu.br/bitstream/123456789/445/1/RIBEIRO%2C%20W.%20S.%20-%20SEMICONDUTORES..%20UM%20PANORAMA%20GERAL%20COM%20%C3%8ANFASE%20NA%20PURIFICA%C3%87%C3%83O%20DO%20SIL%C3%8DCIO.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

SANTOS, N. P.; VARRICHIO, P. C. Política de inovação em semicondutores no Brasil: uma discussão sobre a experiência do Ceitec, Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 15, n. 36, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/download/8345/6035. Acesso em: 29 jan. 2023.

SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica, Revista Ciência e Educação, Ponta Grossa, v. 15, n. 3, p. 681-694, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/mzxknTRyQvxGrsQbSNwXgHt/. Acesso em: 28 jan. 2023.

SIQUEIRA, K. S. Uma proposta de sequência didática para o ensino da física de materiais semicondutores, 2022, 281f, Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. Cap. 7. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9051. Acesso em: 31 jan. 2023.

STUPELMAN, V. FILARETOV, G. Semiconductor Devices, Ed. MIR Moscow, 1976.

TEIXEIRA, O. P. B. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 25, n. 4, p. 851-854, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/G3WCvDQG8WmSskJWfVJtHRB/?lang=pt. Acesso em: 28 jan. 2023.

TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática, Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 163-242, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GMVMV8cdGj8F4PDTdnpjxgm/?lang=pt. Acesso em: 28 jan. 2023.

VIEIRA, N. Literacia científica e educação de ciência. Dois objectivos para a mesma aula, Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 14, n. 10, p. 97-108, 2007. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/636/531. Acesso em: 28 jan. 2023.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios, Revista Ciência e Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ci/a/rmmLFLLbYsjPrkNrbkrK7VF/?lang=pt. Acesso em: 29 jan. 2023.

Publicado

2023-06-06

Como Citar

SIQUEIRA, K. S.; Letramento científico e literacia no ensino da física para a inclusão tecnológica. Revista Processando o Saber, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 01, 113-128, 6 jun. 2023. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/299. Acesso em: 22 nov. 2024.