Estudo da influência do trabalho investigativo na aprendizagem e no desempenho em manutenção de máquinas térmicas

Autores

  • Gustavo Coser Monteiro Dias Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Trabalho investigativo, Desempenho, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho foi realizado com a quarta turma de alunos do curso superior em Tecnologia da Manutenção Industrial, na disciplina de Manutenção de Máquinas Térmicas. Por meio desse texto objetivou-se estudar a influência gerada pela adoção de metodologias ativas na aprendizagem e na avaliação de desempenho dos alunos de ensino superior. A metodologia aplicada consistiu na proposta de elaboração de um trabalho investigativo por parte dos alunos, cujo tema pesquisado exigiu que houvesse uma apresentação, uma vez findado o prazo fornecido. Para avaliar as apresentações foram designadas bancas examinadoras, as quais foram compostas pelos próprios estudantes da disciplina. Como resultado pode-se verificar uma melhora significativa no desempenho e, consequentemente, na aprendizagem tida pelos alunos, em comparação com as duas primeiras turmas que cursaram a disciplina. Concluiu-se que ao incentivar a pesquisa e conceder aos estudantes a responsabilidade por compartilharem conhecimento e por avaliarem os colegas, o empenho nos estudos é intensificado, o que repercute positivamente na aprendizagem e no desempenho.

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Referências

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

DIAS, G. C. M.; Estudo da influência do trabalho investigativo na aprendizagem e no desempenho em manutenção de máquinas térmicas. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 11, 57-66, 1 out. 2019. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/26. Acesso em: 23 dez. 2024.